sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Empadão de carne e natas

Amei esta receita. Totalmente inventada por mim. Eu adoro o empadão normal de carne moída. É uma das minhas comidas favoritas. Lembro-me de o comer desde pequena. Mas ontem, tinha cá restos de uma carne muito saborosa e lembrei-me de fazer um empadão com esta carne. E este tem um ingrediente que quem experimentar vai ver que nem nota. Para os que não gostam é bom. Mas eu para a próxima tenho de o colocar em mais quantidade porque eu adoro o dito cujo ingrediente. E sou péssima em medidas e quantidades porque não tenho nenhuma balança. O resto fica ao vosso critério.

Ingredientes:

Batatas
Carne (desfiada) que tenha por exemplo no frigorífico
1 lata de Cogumelos
1 pacote de Natas
1 lata de milho doce
1 cebola
1 alho
oregãos q.b.
sal q.b
moinho de pimentas q.b.
2 colheres de polpa de tomate
molho da carne
margarina
1.5 dl de leite
3 ovos
azeitonas

Preparação:

Para o puré, cosa as batatas em água e sal. À parte faz-se um refogado com a cebola e o alho picados e uma colher de margarina. Esperam-se 5 a 10 minutos e coloca-se a carne desfiada e o molho que do tempero dela tinha ficado. E as 2 colheres de polpa de tomate. Em seguida, 15 minutos depois, junte a lata de cogumelos e as natas. Coloque um pouco de sal, oregãos e moinho de pimentas e o milho doce e deixe no mínimo e vá mexendo. Quando vir que está bom, desligue.. Enquanto a carne acaba de refogar, pode tratar de fazer o puré. Depois de cozidas passe-as no passe-vite, junte ao puré a margarina e o leite e mexa muito bem. Tempere com sal, moinho de pimentas e noz-moscada (o puré deve ficar fofo). Por fim, coloque a gema de ovo que vai dar uma cor mais bonita ao puré.
Por último, num tabuleiro, coloque uma camada de puré, depois todo o conteúdo do refogado de carne. Por último coloque o que restou do puré e alise direitinho. Coloque por cima pimenta dos moinhos e um pouco de oregãos. Azeitonas e passe 2 gemas de ovo a pincelar. Leve ao forno em 180º e prontinho quando vir que está a ficar seco as gemas. Espero que gostem!





Coma acompanhado com uma salada de pepino ou tomate!

1 comentário:

  1. adoro empadoes mas não sei porquê mas a minha mãe não atina muito com aquilo :|

    ResponderEliminar